terça-feira, 4 de junho de 2013




Anuncie | Contato | Notícias | Login | Meu Cadastro
   
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
CONCRETO
CIMENTO
CONTROLE TECNOLÓGICO
OBRAS DE ARTE
LOJA VIRTUAL
CONCRELISTA




CIMENTO PORTLAND - DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA NORMAL

CIMENTO PORTLAND
DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA NORMAL


1.0                    - DOCUMENTOS BÁSICOS

1.1                    - NM 43

2.0                    - EQUIPE BÁSICA

2.1                    - Laboratorista ou Auxiliar de Laboratório.


3.0                    - MATERIAL BÁSICO

3.1                    - Cimento Portland.


4.0                    - EQUIPAMENTOS

4.1                    - Balança com precisão 0,1g.

4.2                    - Argamassadeira mecânica.

4.3                    - Espátula metálica.

4.4                    - Espátula de borracha.

4.5                    - Béquer.

4.6                    - Aparelho de Vicat.

4.7                    - Sonda Tetmajer (parte integrante do Aparelho de Vicat).

4.8                    - Molde troncocônico para conter a pasta.

4.9                    - Placa de vidro ou acrílico.

4.10                - Cronômetro digital.


5.0                    - ENSAIOS

5.1                    - A temperatura do laboratório, dos materiais e da água deve ser de (20+2)°C e a umidade relativa do ar não deve ser inferior a 50%.

NOTA:
Todas as temperaturas estabelecidas para a realização deste ensaio podem ser mantidas no intervalo de (23+2)°C, (25+2)°C ou (27+2)°C, em países ou regiões de clima quente, porém devem ser registradas no relatório de ensaio.

5.2                    - Ajustar o aparelho de Vicat provido da sonda, baixando-a até que esteja em contato com a placa de base que será utilizada e ajustar a marca zero da escala. Levantar a sonda até a posição de espera.

5.3                    - A massa de cimento (mc) utilizada é de (500 + 0,5)g. A quantidade de água (ma) deve ser determinada por tentativa e ser medida com exatidão de 0,5g.

5.4                    - Colocar na cuba do misturador mecânico uma quantidade de água, adicionar lentamente o cimento previamente pesado. Acionar o cronômetro e aguardar 30 segundos.

5.5                    - Ligar o misturador em velocidade baixa durante 30 segundos, desligá-lo e raspar as paredes da cuba com a espátula de borracha, fazendo com que toda a pasta a elas aderida fique no fundo; realizar essa operação em 15s.

5.6                    - Ligar o misturador em velocidade alta durante 60 s.

5.7                    - Imediatamente após a mistura,  fazer a moldagem,  colocando  uma única quantidade de pasta no molde e assentando com a placa de vidro colocada sobre a superfície plana. Efetuar o rasamento.

5.8                    - Terminada estas operações, desce-se sobre a pasta a Sonda de Tetmajer até que sua superfície entre em contato com a superfície da pasta. Passado os 45 segundos contados a partir do fim do amassamento da pasta, soltar a haste desapertando o parafuso e fazer a leitura da distância, em mm, da extremidade da Sonda ao fundo do molde 30 segundos após o momento em que a haste tiver sido solta.

5.9                    - Não é permitido efetuar mais de uma sondagem na mesma pasta.


6.0                    - CÁLCULOS

6.1                    - O índice de consistência é o valor em mm, obtido no item 6.8.

6.2                    - A pasta é considerada como tendo consistência normal quando a sonda se situa a (6+1)mm da placa base.

6.3                    - Calcular a porcentagem de água (A) necessária à obtenção da consistência normal da pasta de cimento, utilizando a fórmula:

A
=
ma
x
100
mc
onde,

ma
=
massa de água utilizada para obtenção da consistência normal, em g;
mc
=
massa de cimento utilizada no ensaio, em g.


6.4                    - A água da pasta de consistência normal é dada em porcentagem de massa relativa ao cimento, arredondada ao décimo mais próximo.

NOTAS:
Repetibilidade – A diferença entre dois resultados individuais, efetuados com a mesma amostra e por um mesmo operador utilizando o mesmo equipamento em curto intervalo de tempo, não deve ultrapassar 0,6% em valor absoluto.
Reprodutibilidade – A diferença entre dois resultados individuais e independentes, obtidos por dois operadores em laboratórios diferentes a partir da mesma amostra, não deve ultrapassar 1,0% em valor absoluto.


0 comentários:

Postar um comentário